A Viuvinha – Capítulo 4

Na mansão Soares os dois dias passaram lépidos, enquanto sua dona estava imersa em seus próprios pensamentos. Não conseguia afastar da mente a notícia do acidente que lhe roubara o marido. A família Soares construíra seu império sobre a Madeireira Soares, que havia sido fundada pelo patriarca Fernando Soares, retratado no quadro sobre a lareira, há mais de um século.

A Madeireira Soares era a maior da região e a mais conhecida fora da cidade de Talca. Inclusive a própria cidade lhe devia muito. Alejandro Soares, filho de Fernando e pai de Henrique, fora prefeito de Talca por 30 anos consecutivos e durante esse tempo elevou o status de vila à cidade. Fora, e ainda era, um tempo de prosperidade. Muitos senhores abriram mão de sua vida na Europa para se tornarem lordes em Talca e impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento. Tudo girou por muito tempo em torno da família Soares, todavia.

Henrique assumira os negócios da Madeireira Soares logo após a morte do seu pai. Alejandro e Maria Fernanda deram suas vidas pela cidade e assim demoraram a ter herdeiros. Henrique foi o único filho do casal e nasceu quando seu pai já havia passado dos 40. Quando Alejandro desfaleceu com o passar dos anos e seu estado de saúde se agravou, Henrique retornou da Europa, para onde seu pai lhe havia mandado estudar, bem a tempo de ouvir seu progenitor dizer: “Henrique, meu único filho, honre o nome dessa família. Leve nosso nome para o outro lado do oceano. Cuide da Madeireira! Arrume uma boa esposa, case-se e tenha filhos. Deixo essa cidade em suas mãos! Que nosso bom Senhor te abençoe e te faça prosperar”.

Dois dias depois, Alejandro morreu. Dona Maria Fernanda cobrou do filho o que o marido lhe pedira, mas não agüentou por muito tempo a viuvez. Faleceu pouco mais de um ano depois da morte do marido.

Três anos Henrique trancafiou-se na Mansão Soares e tratou de aprender tudo sobre a Madeireira, sobre os negócios da família, administração, economia, logística, engenharia…

Com o pedido do pai soando em sua mente, numa cena nostálgica que nunca lhe abandonava as memórias, Henrique fez a Madeireira Soares dobrar de tamanho. Sem dúvidas, quando conheceu a bela Aurora ele era o homem mais importante da cidade de Talca.

 

(continuará…)

Deixe um comentário

Visitações

  • 8.858 passeios pelos jardim